Lobato destacou a importância de o brasil apresentar e valorizar uma produção cultural própria, indo contra o senso dominante de que apenas as últimas modas parisienses. Escrito por rebeca fuks. Considerado o pai da literatura infantil brasileira, escreveu 34 obras, entre histórias e fábulas. Arroyo (1968) descreve a verdadeira vontade de lobato: Era uma fase de. Monteiro lobato, o criador de um mundo fabuloso. Monteiro lobato é um autor muito reconhecido pelo trabalho na literatura infantil. Entre as obras de maior sucesso do escritor brasileiro estão: “o picapau amarelo”, “reinações. Monteiro lobato é considerado o pai da literatura infantil brasileira e não poderia ter um título diferente.
Seus livros eram verdadeiras moradas, cheias de. Contribuição de monteiro lobato para a literatura brasileira, por meio de sua obra: Sítio do picapau amarelo. Neste artigo, analisamos determinados aspectos das visões de ciência presentes em três obras da literatura de monteiro lobato, visando à utilização desse material na. Contribuição para a literatura brasileira. Monteiro lobato ofertou contribuições decisivas à literatura brasileira. Alguns de seus romances e livros de. Destaque na historiografia literária brasileira por ter rompido com a dicção pedagógica. Uma contribuição relevante no ensino de literatura infantil. Santos, maria aparecida dos1.
-
O mês de abril marcou o aniversário de uma importante figura na literatura brasileira: Além de ativista político e pensador esse autor. Por meio da pesquisa realizada, foi possível identificar que as obras infantis de monteiro lobato foram de extrema importância para a literatura. Exame do conjunto da obra de monteiro lobato, considerando sua trajetória e modificações suscitadas pela condições de produção e recepção. Monteiro lobato foi um divisor de águas para a literatura infantil no brasil em razão de ele inserir a voz da criança, com seus.
Conheça a vida e a obra do escritor que fundou a literatura infantojuvenil brasileira! Lembra da boneca Emília, do Pedrinho, da Narizinho e da Cuca? Vem revisar Monteiro Lobato ;) com a professora Camila Zuchetto Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito.
Conheça nosso curso gratuito: goo.gl/2rebsa
Aula escrita deste conteúdo: cursoenemgratuito.com.br/monteiro-lobato/
#MonteiroLobato #Literatura #Enem
José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, em 1882. Seu avô materno, Visconde de Tremembé, era dono de uma biblioteca imensa, da qual Lobato tirava bastante proveito. E foi nessa biblioteca que o menino José teve acesso a inúmeras obras de literatura infantojuvenil.
Após perder os pais na adolescência, decidiu estudar Belas-Artes. Contudo, para gerenciar os negócios do avô, foi levado por este a fazer Direito no Largo São Francisco. Nesse período, já contribuía para diversos jornais em Taubaté e em São Paulo, com caricaturas e algumas crônicas. Na faculdade, participou do grupo Arcádia Literária e Minarete, iniciando as suas incursões no mundo literário.
Monteiro Lobato teve grande influência e foi muito ativo na luta a favor das questões nacionais. Por sua oposição ao governo Getúlio Vargas, foi detido por seis meses. Faleceu em julho de 1948, vítima de um espasmo cerebral.
Ainda que tenha ficado conhecido publicamente por suas obras voltadas ao público infantil, a carreira de Monteiro Lobato também repercutiu entre os adultos. Isso porque o escritor discutiu temas políticos nacionais e a situação do homem trabalhador, em especial o do Vale do Paraíba.
Entretanto, foi com uma obra autoral, genuinamente brasileira e voltada ao público infantojuvenil que o nome de Monteiro Lobato se consagrou na Literatura Brasileira. Trata-se de O Sítio do Picapau Amarelo, uma obra que encantou e continua encantando gerações de leitores. Além disso, muitos estudiosos da literatura nacional atribuem a Monteiro Lobato o papel de fundador de obras literárias voltadas ao público infantojuvenil.
Monteiro Lobato ganhou mais fama pela produção infantil do que por sua prosa adulta. De todas as histórias criadas, e foram muitas, o Sítio do Picapau Amarelo ganhou mais notoriedade.
O autor inventou a Emília, uma boneca que pensa e fala como gente grande; transformou um sabugo de milho em um sábio, o Visconde de Sabugosa; e, entre outras façanhas, trouxe para o sítio um rinoceronte. Além deles, personagens como a Narizinho, o Pedrinho, o Marquês de Rabicó, a Dona Benta, o Conselheiro, a Tia Nastácia, o Tio Barnabé, o Saci e a Cuca surgem alternadamente ao longo da história.
Os personagens se envolvem em inúmeras aventuras ocasionadas por um certo pó mágico que lhes permite voltar a épocas passadas ou se transportar para o futuro. Além dessas peripécias, os personagens do sítio também participam de histórias folclóricas nacionais ou mitológicas.
Continue lendo nossa aula escrita: cursoenemgratuito.com.br/monteiro-lobato/
GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos
REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito
O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.
- MONTEIRO LOBATO: O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO |OBRAS INFANTOJUVENIS | Resumo de Literatura Enem (Read More)
- LITERATURA: Monteiro Lobato - PRÉ-MODERNISMO (Read More)